Datafolha: Bolsonaro avança, mas Lula ainda mantém liderança

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) avança e alcança 26% das intenções de voto na disputa eleitoral de 2022, que segue liderada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, com 43%. Os dados são do Datafolha, divulgados na tarde desta quinta-feira (24)

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos, 8%) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT, 6%) aparecem empatados em terceiro lugar. Os demais candidatos, incluindo João Doria (PSDB), alcançaram de 2% a 0% das intenções de votos.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores em 181 cidades de todo o país, entre os dias 22 e 23 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Crescimento de Bolsonaro

Ainda que a pesquisa atual não seja diretamente comparável à pesquisa anterior, por causa da mudança dos cenários apresentados aos eleitores, os números mostram um crescimento de Bolsonaro na corrida para o Palácio do Planalto. Em dezembro, Lula oscilava de 47% a 48%, e Bolsonaro, de 21% a 22%. 

Em todas as simulações de segundo turno, o presidente avançou. Na disputa com Lula estreitou em oito pontos a margem de vantagem do petista, que ficou em 21 pontos (55% a 34%).

Já a reprovação ao desempenho de Bolsonaro caiu de 53% para 46% de dezembro. A aprovação oscilou positivamente de 22% para 25%, enquanto a avaliação regular passou de 24% para 28%.

 

Post a Comment