Recife vacina crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nas escolas municipais

A partir desta quarta-feira (16), a Prefeitura do Recife inicia a vacinação contra a Covid-19 nas escolas da Rede Municipal de Ensino para crianças entre 5 e 11 anos de idade. O objetivo é acelerar o processo de imunização dos estudantes nessa faixa etária. A expectativa é que a ação contemple 500 crianças diariamente. 

Neste primeiro dia da campanha, as Escolas Municipais dos Coelhos, do Engenho do Meio e Santa Maria, localizadas nos bairros dos Coelhos, Engenho do Meio e Alto José do Pinho, respectivamente, iniciam a imunização itinerante. A ação acontece das 8h às 16h. Até esta sexta-feira (18), mais nove escolas recebem a vacinação. 

De acordo com a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, é necessário estimular a vacinação para as crianças

"As crianças sabem que existem os super-heróis e os vilões. Dentro do corpo da gente, eles estão ali. A gente precisa alimentar os super-heróis para eles ficarem mais fortes, ganharem força e vencerem os vilões, essa é a vacina contra a Covid-19. Venham alimentar seus super-heróis, marquem, agendem, venham tomar a vacina, ganhar um livro lindo de presente e um certificado de Supervacinada ou Supervacinado. Lembramos também que temos o parquinho itinerante, que está vacinando também nas comunidades”, destacou. 

Para a imunização nas escolas, o aluno deve apresentar um termo de consentimento, mas não será necessária a presença dos pais. O termo foi previamente distribuído nas instituições de ensino e assinado pelo responsável legal, autorizando a imunização do estudante. 

Assim como nos postos de vacinação e no Parquinho da Vacina, as crianças imunizadas recebem o certificado de criança supervacinada. As unidades de ensino também contam com ações lúdicas para entreter os pequenos durante o período de observação pós-vacina, que é de 20 minutos. 

Avanço da vacinação infantil 

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do município, 44.950 crianças residentes na capital pernambucana haviam iniciado o processo de imunização até o último domingo (13), representando 28,17% de cobertura vacinal.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Recife tem 159.558 pessoas nessa faixa etária. Na área da educação, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza - entre escolas e creches - cerca de 72 mil estudantes entre 5 e 11 anos de idade matriculados em 275 unidades de ensino destinadas a essa faixa etária.

 

Post a Comment