Paulo Câmara bate martelo em Danilo Cabral. Wolney sai em defesa do nome

 Foi ao lado do prefeito do Recife, João Campos, que o governador Paulo Câmara recebeu, ontem, no Palácio das Princesas, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o ainda o correligionário escolhido para concorrer à sua sucessão: o deputado federal Danilo Cabral. 

O martelo sobre o nome para encabeçar a chapa foi batido na ocasião, marcando a definição do candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, a despeito de não ter havido anúncio formal. Há uma ala do partido apostando que esse anúncio, inclusive, pode nem sair na próxima semana, sendo jogado para mais adiante.

O movimento feito pelo governador, ao estampar registro do encontro em suas redes sociais, se dá no momento em que cresciam rumores de um mal-estar nas coxias do partido em relação a Danilo. O gesto ocorre ainda no final da semana, que teve início sob expectativa dos próprios socialistas de que o escolhido seria anunciado. Houve quem assegurasse que o anúncio não passaria da última quinta-feira.

No meio da semana, no entanto, no Palácio das Princesas, a palavra de ordem passou a ser “sem previsão”. A semana já ia terminando, no entanto, quando o governador, então, sinalizou que o nome está definido. Em suas redes sociais, ele postou a seguinte mensagem: “Recebi, nesta sexta-feira, juntamente com o prefeito do Recife, João Campos, e o deputado federal Danilo Cabral, o presidente nacional do nosso partido, Carlos Siqueira. Boa conversa sobre o PSB, Pernambuco e o Brasil”.

Nas hostes socialistas, predominou a seguinte leitura: “a foto fala por si”. O clima na imagem era de sorrisos. Siqueira também cuidou de fazer o registro, mas foi mais explícito: “O PSB tem seu pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral. Nesta sexta, no Palácio das Princesas, em Recife, me reuni com o atual governador Paulo Câmara, com o prefeito da Capital, João Campos, e com o companheiro Danilo Cabral. Vamos adiante!”.

Até então, raras vozes na Frente Popular saíram em defesa de alguns nomes, até então, cotados. Ontem, o deputado federal Wolney Queiroz, em sinal de apoio a Danilo, à coluna, enalteceu o socialista. “Qualquer que seja o nome, serão apontadas virtudes e, principalmente, defeitos. Porém, dadas as circunstâncias e o cenário, não há ninguém melhor que Danilo Cabral para ser o candidato a governador da Frente Popular”, assinalou.

O pedetista tem nome ventilado para integrar a chapa majoritária na vaga do Senado, também pleiteada pelo PT, PSD, Republicanos, PP e PCdoB. Resolvido o candidato ao governo, com ou sem anúncio, o desafio, agora, é solucionar o Senado.


Currículo no radar
Wolney Queiroz, à  coluna, destaca ainda a trajetória do pré-candidato: “Danilo tem um currículo admirável, uma história partidária impecável”. Os dois foram líderes juntos, no exercício de 2021, lembra o dirigente do PDT e assinala: “Sou testemunha do êxito do seu trabalho”. E acrescenta: "Danilo tem o respeito dos colegas na Câmara Federal - de todas as correntes partidárias".

Paradeiro > O deputado federal Tadeu Alencar, que também tinha nome cotado para concorrer a governador, encontrava-se em São Paulo essa semana, onde fazia curso do Insper em parceria com a RAPS, cujo eixo era liderança pública pela sustentabilidade.

Alfabetização > No Brasil, o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever cresceu 66%, de acordo com levantamento do Todos pela Educação. O deputado federal Silvio Costa Filho propôs, com urgência, uma comissão especial, no Congresso Nacional, para discutir o tema e criar uma força-tarefa.

Refugiados > Na segunda, o senador Humberto Costa, presidente da CDH, estará no Rio para acompanhar o caso Moïse.

 

Post a Comment