Chuva extrema causa tragédia na Região Serrana do RJ


Uma fore chuva em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, deixou 6 mortos e pôs o município em estágio de crise no fim da tarde desta terça-feira (15). Vários rios transbordaram e muitas áreas de Petrópolis ficaram completamente alagadas. Diversas ruas se transformaram em rios. Morros deslizaram devido ao grande volume e força da chuva. 

A informação das mortes foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, que afirmou ter recebido orientação do presidente Jair Bolsonaro para auxiliar o município.

"Lamentamos a 6 vidas perdidas em Petrópolis-RJ, nesta terça. A cidade sofre as consequências de fortes chuvas, foram 200 mm nas últimas 4 horas, provocando o transbordamento de rios. Há 52 pontos de deslizamento. Liguei para o governador Claudio Castro e ofereci todo o apoio. Estamos em contato com a prefeitura e faremos todos os esforços para socorrer as vítimas. Nossa Defesa Civil Nacional está trabalhando com as defesas civis do estado e município. Determinei a ida do Sec. Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, ao município" disse em uma rede socia Rogério Marinho.

Em uma hora choveu 113 milímetros em Petrópolis - em seis horas a chuva atingiu 175 milímetros. Às 20h ela continuava, e a previsão era de que a chuva continuaria ao longo da noite . Além de dezenas de pontos de alagamento, o temporal arrastou carros e causou a queda de barreiras.

A Defesa Civil havia registrado mais de 50 ocorrências com deslizamentos desde a tarde. A rodovia Rio-Petrópolis foi parcialmente interditada na altura do km 82, nas imediações do terminal rodoviário do Bingen, devido à queda de uma barreira. O trânsito passou a fluir em meia pista na descida da serra.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros de Petrópolis foi mobilizado - 120 agentes estão trabalhando no socorro à população, segundo a instituição. Outros 60 bombeiros estão a caminho do município.

A formação das nuvens que provocaram toda essa chuva está  relacionada com a chegada de uma frente fria ao litoral do estado do Rio de Janeiro e ao ar abafado que já estava espalhado por todo o estado.

As nuvens de chuva extrema já se dissiparam, mas o tempo segue instável na noite desta terça-feira, 15, e na madrugada da quarta-feira, 16 de fevereiro. A previsão é de enfraquecimento da chuva, mas que deve persistir fraca no decorrer da madrugada desta quarta-feira.

Risco de chuva forte aumenta na tarde desta quarta

A situação de Petrópolis, e de outras cidades da região serrana do Rio de Janeiro, é de alerta para mais chuva nos próximos dias

O risco de chuva forte volta a aumentar no decorrer da tarde desta quarta-feira, 16 de fevereiro. O tempo permanece muito instável de quinta (17) até o domingo (20),  por causa da formação de nova ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, sistema meteorológico que já foi observado várias vezes neste verão, responsável por vários eventos de chuva muito forte no estado do Rio de Janeiro, mas também em Minas Gerais e no Espírito Santo

No período de 16 e 20 de fevereiro de 2022, a região serrana do Rio de Janeiro poderá ter novos episódios de chuva forte, porém sem alcançar um volume extremo em tão pouco tempo como o que ocorreu sobre Petrópolis nesta terça-feira.

Outros deslizamentos de terra são prováveis nos próximos dias, com o completo encharcamento do solo após a chuva extrema desta terça-feira.

O que causou a chuva extrema?

A formação das nuvens que provocaram a chuva excepcional está relacionada com a chegada de uma frente fria ao litoral do estado do Rio de Janeiro e ao ar abafado que já estava espalhado por todo o estado. As nuvens muito carregadas se formaram de maneira bastante localizada sobre Petrópolis. As nuvens não vieram de outro lugar! É possível ver a isto na animação de imagens geradas pelo satélite GOES 16

Quanto choveu?

A quantidade de chuva que caiu sobre Petrópolis, em apenas 3 ou 4 horas, pode ser considerada como um evento raro, que poucas vezes ocorre.

.Em apenas 4 horas, entre 14h45 e 18h45, o INEA registrou 221,4 mm na estação Alto da Serra/Palatinado. O Cemaden registrou 210,0 mm em 3 horas, entre 16h20 e 19h20, na estação São Sebastião/GEO. Estes volumes de chuva foram extremamente elevados e raros para um período de apenas 3h e 4h , superando a média para todo o mês de fevereiro que é de aproximadamente 200 mm. No mesmo período choveu 186,6 mm no posto Dr. Thouzet, 131,2 mm no posto Independência, 128,4 mm no Quitandinha/GEO, 121,4 mm no Bingen/Geo e 120,9 mm, no posto Araruama/Quitandinha.

 

 

 

Post a Comment