BC cria site de consulta a dinheiro 'esquecido' após pane

 

O site do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central, entrou no ar na noite de domingo, 13, após o serviço - então hospedado no site do BC - ser suspenso devido instabilidades que, de acordo com o banco, foi causado por uma alta procura. O sistema mostra se há algum dinheiro 'esquecido' nas contas bancárias associadas ao CPF ou CNPJ dos brasileiros. O Terra realizou consultas no SVR na manhã desta segunda-feira, 14, e o sistema parece estar funcionando normalmente. 

Segundo o BC, há cerca de R$ 8 bilhões 'abandonados' em contas de instituições financeiras. Alguns desses valores são, por exemplo, de cobranças indevidas que muitas vezes o beneficiário nem tem conhecimento da existência. Desse montante, R$ 900 mil foram resgatados via Pix.

Saiba como consultar se você tem dinheiro esquecido no banco:

Neste novo site, o usuário precisa ter uma conta no portal Gov.br para verificar se tem algum valor para resgatar. A conta no portal, no entanto, precisa ser nível prata ou ouro para solicitar os valores. A mudança de nível é solicitada no próprio portal.

Ainda no site do SVR é informado uma data para o resgate dos valores, assim como opções de repescagem.

A divisão de agendamentos se dará de acordo com o ano de nascimento - para pessoas físicas - ou de criação da empresa - para pessoas jurídicas.

  • Para datas de nascimento ou criação de empresas antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate será entre 7 e 11 de março, com repescagem no dia 12
  • Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19
  • Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento ficará entre 21 e 25 de março, com repescagem no dia 26
  • Usuários que perderem a data do agendamento original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

    * Com informações do Estadão Conteúdo




     

 

Post a Comment