Presidente da Alepe é homenageado por atuação de combate à pandemia

 Representando os 49 deputados da Casa Joaquim Nabuco, o presidente da presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Eriberto Medeiros (PP), recebeu nesta segunda-feira (20), do governador Paulo Câmara (PSB) a “Medalha da Ordem do Mérito Guararapes”, promovida pelo Governo do Estado.

A honraria foi concedida a instituições públicas e seus representantes que atuaram em favor da população no enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

O evento ocorreu no Palácio do Campo das Princesas.

Criada por meio do decreto nº 4891, de 20 de janeiro de 1978, no governo Moura Cavalcanti, a Ordem do “Mérito dos Guararapes” é uma honraria oferecida a personalidades físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco.

Nesse ano, segundo o secretário da Casa Civil, José Neto, o Poder Executivo estadual levou em consideração o papel das instituições e suas ações no enfrentamento da pandemia para conceder a medalha. “

“Diante de uma crise sem precedentes em função da pandemia mundial, a concessão desta medalha neste ano se torna ainda mais representativa. As personalidades agraciadas são realmente merecedoras dessa distinção, não só a pessoa física como as instituições por terem ajudado bastante o Estado de Pernambuco”, enfatizou Neto.

Além de Eriberto Medeiros, foram agraciados com a comenda os presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Dirceu Rodolfo; e o Procurador Geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas.
Em discurso, o presidente da Alepe expressou a alegria de receber a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes no grau de Grã-Cruz, a mais importante comenda concedida pelo Estado. Ele afirmou que a Casa Joaquim Nabuco não atuou sozinha, mas em parceria com outras instituições públicas para ajudar o povo pernambucano. 



“Essas instituições tiveram a responsabilidade de se unirem na tomada de decisões e de medidas necessárias. A Assembleia Legislativa pôde contribuir votando projetos, fazendo alterações na legislação, debatendo o tema, ouvindo as pessoas e especialistas. Todas essas ações foram feitas para contribuir de forma célere com o enfrentamento da pandemia”, enfatizou.

Em reconhecimento à contribuição dos demais poderes no combate ao coronavírus, o governador Paulo Câmara agradeceu o apoio das instituições pernambucanas ao mesmo tempo que fez duras críticas ao governo Jair Bolsonaro.  

“O Poder Executivo Federal tentou de várias formas negar fatos, sonegar dados de suma importância para a compreensão e o enfrentamento da Covid. Centenas de milhares de vidas foram ceifadas de maneira abrupta. O  Governo Federal não apenas se omite em proteger a vida, como também confunde a população com falsas informações”, condenou.

Credito das fotos: Hélio Scheppa/Palácio das Princesas

Post a Comment