PE: Estado e municípios pactuam decisão de não exigir prescrição médica para vacinar crianças

 A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e secretários de saúde dos municípios pernambucanos pactuaram a decisão nesta terça-feira (28), durante reunião.

A medida também teve o aval do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e segue o posicionamento dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

É urgente vacinarmos nossas crianças e não podemos colocar nenhum empecilho para proteger esse público o mais rápido possível. Também precisamos deixar muito claro que a vacina para as crianças é segura, passou por todos os testes necessários, foi aprovada pelas principais agências regulatórias do mundo e, comprovadamente, salva vidas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

A decisão de não exigir a prescrição será publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Em Pernambuco, a vacina contra a doença será disponibilizada para todas as crianças na faixa etária indicada e em todos os postos de vacinação organizados no Sistema Único de Saúde (SUS) segundo o Governo do Estado.

Para imunizar os pequenos, é necessário que o pai, a mãe ou os responsáveis estejam acompanhando. Também será exigido um documento de identificação oficial da criança para registro do imunizante. 

A vacina contra a Covid-19 para o público infantil da Pfizer/BioNTech já foi analisada e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil.

O imunizante para uso em crianças apresenta dosagem e composição diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. A formulação pediátrica é de duas doses de 0,2 mL, com esquema de pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

“Essa segurança atestada nos dá a tranquilidade em dizer a todos os responsáveis que é fundamental vacinar as nossas crianças de forma rápida para que a gente tenha uma maior proteção de toda a sociedade”, destacou André Longo. 

A estimativa é de que o público entre 5 e 11 anos seja de 1.182.444 pessoas em Pernambuco.

 

Post a Comment