Confira o que abre e o que fecha em Pernambuco no feriadão de Ano-Novo

 

O feriadão de Ano-Novo altera o horário de funcionamento de comércio, shoppings e serviços de Pernambuco. No primeiro dia do ano, boa parte não irá funcionar.

Confira, no roteiro preparado pelo Portal Folha de Pernambuco, os horários e se programe.

Comércio de Centro e bairros

Conforme divulgado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), as lojas de Centro e bairros funcionam das 8h às 18h na sexta-feira (31). No primeiro dia do ano, o sábado (1º), o comércio estará fechado.

Shoppings
Shopping Tacaruna - Santo Amaro

  • sexta-feira (31 de dezembro): Funciona das 10h às 18h. Big Bompreço, das 7h às 19h. 

  • sábado (1º de janeiro): Lojas fechadas. Alimentação e lazer de forma facultativa, das 12h às 21h. Os cinemas seguem a programação da UCI Kinoplex, a partir das 13h.

Shopping Recife - Boa Viagem

  • sexta-feira (31 de dezembro): Abre das 10h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Lojas fechadas e operações de lazer e alimentação com horário facultativo das 12h às 21h.

RioMar Shopping - Pina

  • sexta-feira (31 de dezembro): Funciona das 10h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Lojas e quiosques fechados e operações de alimentação com abertura facultativa das 12h às 20h

Plaza Shopping - Casa Forte

  • sexta-feira (31 de dezembro): Abre das 10h às 18h

  • sábado (1º de janeiro):Lojas fechadas. Abertura facultativa para as operações de alimentação e lazer das 12h às 20h. O cinema abre de acordo com a programação da UCI Kinoplex.

Shopping Boa Vista - Boa Vista

  • sexta-feira (31 de dezembro): Funciona das 9h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Lojas fechadas. Lazer das 11h às 19h e alimentação facultativo.

Patteo Olinda - Olinda

  • sexta-feira (31 de dezembro): Abre das 9h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Lojas fechadas, operações de alimentação e lazer abertas das 12h às 21h.

Shopping Guararapes - Jaboatão

  • sexta-feira (31 de dezembro):Funciona das 9h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Lojas fechadas, sendo facultativo para alimentação e lazer, das 12h às 21h.

Igarassu Shopping - Igarassu 

  • sexta-feira (31 de dezembro): Abre das 9h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Fechado

Paulista North Way - Paulista

  • sexta-feira (31 de dezembro): Funciona das 9h às 18h; Parks e Games das 12h às 18h;

  • sábado (1º de janeiro): Lojas fechadas. Alimentação com abertura facultativa das 12h às 21h.

Camará Shopping - Camaragibe

  • sexta-feira (31 de dezembro): Abre das 10h às 18h

  • sábado (1º de janeiro): Fechado

Shopping Costa Dourada - Cabo de Santo Agostinho

  • sexta-feira (31 de dezembro): Lojas funcionam das 10h às 18h,  Arco-Vita das 8h às 21h; 

  • sábado (1º de janeiro): Lojas e Arco-Vita fechados. Alimentação funcionará das 12h às 20h e o cinema segue a grade de programação.

Recife Outlet - Moreno

  • sexta-feira (31 de dezembro): Abre das 9h às 16h

  • sábado (1º de janeiro): Fechado

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público no dia 31 de dezembro, último dia do ano. As agências reabrem na segunda-feira (3), primeiro dia útil de 2022. 

Detran-PE
A sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), no bairro da Iputinga, na Zona Oeste da capital pernambucana; as Unidades de Táxis e Coletivos; as Circunscrições Regionais de Trânsito e as lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão não funcionarão na sexta (31) e nem no sábado (1º).

Ferreira Costa
As unidades do Home Center Ferreira Costa localizadas na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, e Tamarineira, na Zona Norte da capital pernambucana, funcionarão das 8h às 14h na sexta-feira (31) e sábado (1º).

Já em Caruaru, no Agreste, a loja funcionará das 8h às 14h, na sexta. No sábado, será fechada. Em Garanhuns, também no Agreste, a loja funcionará das 8h às 14h na sexta e será fechada no sábado.

O Home Center Ferreira Costa também disponibiliza seu site para compras.

Museu da Cidade do Recife
O Museu da Cidade do Recife, localizado na Praça das Cinco Pontas, bairro de São José, área central da capital pernambucana, fecha na sexta-feira (31) e reabre as  portas na terça-feira (4).

Serviços da Prefeitura do Recife

Edifício-sede - Devido ao Réveillon, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na sexta-feira (31). As atividades na sede do Executivo Municipal voltam a acontecer normalmente na segunda-feira (3).

Saúde - Os centros de vacinação contra a Covid-19 e drives-thrus estarão fechados nos dias 1 e 2 de janeiro, mas funcionam normalmente na sexta-feira (31), mesmo com o ponto facultativo, nos 22 pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife.

A vacinação nos cinco shoppings da capital vai acontecer em horário especial no dia 31. No RioMar, Tacaruna e Plaza, os pontos vão funcionar das 10h às 18h; já no Boa Vista, a imunização acontece das 8h às 18h; no Recife, das 10h às 17h. No dia 1º, os postos dos shoppings estarão fechados.

Já a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas no dia 31/12 e nos dias 1º e 2/1 e reabrem na segunda-feira (3). Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7723 e 3355-7705.

Assistência Social e Direitos Humanos - Nesta sexta-feira (31), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua.

Na segunda-feira (3), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriadão.

Hospital Veterinário do Recife - Em função da festa de réveillon, o Hospital Veterinário do Recife terá horário de funcionamento reduzido. No dia 31, o equipamento estará aberto para atendimento ao público das 7h às 12h. Todos os procedimentos e consultas previamente agendados serão realizados, bem como os atendimentos de urgência e emergência. O atendimento normalizado, das 7h às 18h, será retomado na segunda-feira, dia 3 de janeiro.

Esportes - As 22 unidades da Academia Recife estarão fechadas durante o Ano Novo. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral.

Procon Recife - O Procon Recife informa que na próxima sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, não haverá atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e também em suas unidades que funcionam no Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Compaz Dom Helder (Coque).  

O Procon Recife orienta que reclamações sejam direcionadas ao site procon.recife.pe.gov.br e denúncias ao email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

O atendimento presencial volta à normalidade na segunda-feira (3).

Meio Ambiente - Devido ao feriado de Ano Novo, o Jardim Botânico do Recife estará fechado nos dias 31 de dezembro, 1 e 2 de Janeiro (sexta, sábado e domingo). O local voltará a funcionar na terça-feira (04) das 09h às 15h, com entrada gratuita. 

Turismo e Lazer - Assim como nos anos anteriores, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não estará montada neste sábado (1º).

No domingo (2), no entanto, o percurso estará disponível para quem quiser pedalar pela cidade. O trajeto fica disponível das 7h às 16h, passando por vários bairros da cidade. 

Compaz e bibliotecas - Devido às festas de final de ano, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e Dom Helder Câmara estarão de recesso até o dia 3 de janeiro. Apenas os CRAS, Procon, Secretaria da Mulher e a Junta Militar funcionarão nesse período. 

As Bibliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados também não estarão disponíveis para o público. Os Compaz e as bibliotecas voltarão ao funcionamento normal na terça-feira, dia 4 de janeiro.

Trânsito – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (31). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o réveillon, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (3), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

Mulher - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia. O Clarice conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

Cultura - Nesta derradeira semana de 2021, dois espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão à espera do público que quer se despedir de um ano tão desafiador abastecendo-se de cultura, para lembrar de onde veio e ajustar a rota para o ano que se anuncia. Até amanhã (30), o Paço do Frevo estará aberto das 10h às 17h e o Museu da Cidade espera o público entre 10h e 16h.

No Museu da Cidade, é possível visitar a exposição de longa duração “Cinco Pontas”, que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O museu funciona das 10h às 16h.

No Paço, está em cartaz a exposição “Patrimônios Periféricos”, que leva para dentro do museu as vivências, criatividade e riqueza cultural das periferias urbanas, dando visibilidade e protagonismo aos jovens que participaram das formações em economia criativa, oferecidas pelo museu, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos. 

Depois da virada, o Paço será o único a abrir no fim de semana que inaugura 2022, recebendo os visitantes no domingo (2), das 11h às 18h. O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal. Os demais equipamentos culturais retornarão do recesso a partir do dia 4 de janeiro.

Mercados Públicos e Feiras Livres - Os mercados públicos e feiras livres do Recife vão funcionar na sexta-feira (31), fechar no sábado (1) e funcionar no domingo (2). No próximo dia 31, de 6h às 18h; no dia 1 será fechado e no domingo 2, funcionará de 6h às 13h.

Agências de Emprego e Salas de Empreendedorismo - As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (31) em razão das comemorações de Ano Novo.

Os serviços retornam na segunda-feira (3) nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) e no edifício sede da Prefeitura (Sala do Empreendedorismo). Os agendamentos, entretanto, podem ser feitos normalmente pelo site para os dias disponíveis, das 9h às 17h.


Post a Comment