Pela 1ª vez, SP não registra morte por covid-19 em 24 horas

O Estado de São Paulo não registrou nesta segunda-feira (8) qualquer óbito por covid-19. Segundo o governo, é a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia - no ano passado em algumas datas nos meses de novembro e dezembro os registros também estiveram sem óbito, mas por causa de problemas no sistema.

"Habitualmente durante as segundas-feiras os dados divulgados são abaixo da média semanal, já que os municípios registram os óbitos no sistema oficial Sivep-gripe durante o domingo. No entanto, desde que a primeira morte pelo novo coronavírus foi registrada no Estado em março de 2020, este fato ainda não havia acontecido nenhuma vez", disse a Secretária de Estado da Saúde.

Apesar da ausência de mortes nos registros desta segunda-feira, a média móvel de óbitos em São Paulo está em 73, mas há quase um mês abaixo de 100. O governo ainda anunciou que foram registrados 359 novos casos, totalizando 4.413.241. Já o número de mortes no Estado desde o início da pandemia é 152.527. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 24,5%.

Ao mesmo tempo que vê diminuir o número de mortes nos últimos meses, o Estado de São Paulo conseguiu acelerar a vacinação contra a covid-19 e já tem quase 70% de sua população totalmente imunizada com as duas doses ou dose única da Jansen. No total, mas de 73 milhões de doses foram aplicadas.

Na semana passada, a cidade de São Paulo já havia registrado apenas uma morte por covid-19 em 24 horas. Isso ocorreu na quinta feira e foi motivo de comemoração pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. "É um fato fantástico que mostra o controle da pandemia e a eficácia da vacina", disse na ocasião.

 

 

Post a Comment