Grupo ataca sede da IstoÉ após edição crítica a Bolsonaro

A sede da Editora Três, responsável pela publicação da revista IstoÉ, foi alvo de ataques criminosos na noite desta quarta-feira (20), dias após publicar edição cuja capa compara o presidente Jair Bolsonaro a Hitler. Segundo a empresa, "ativistas políticos" colaram cartazes e picharam os muros do local, causando danos ao patrimônio físico e insultando diretores do grupo de mídia.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), em nota assinada com Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), prestou solidariedade à editora e disse, em nota, que "repudia com veemência esse ataque e lamenta que extremistas que não sabem conviver com a liberdade de imprensa incitem intimidações contra vozes críticas."

A edição mais recente da IstoÉ traz em sua capa uma imagem do presidente Bolsonaro com o bigode de Hitler, onde se lê "genocida", e a manchete "as práticas abomináveis do mercador da morte".

Cartazes colados na sede da editora mostram o rosto de um membro da empresa com os dizeres "sou vacilão" e, no lugar do título da edição, a frase "mercador de merda". O fato ocorreu na quarta-feira (20) por volta das 23h, segundo funcionários da editora. A segurança do local foi reforçada e uma viatura da polícia permanecerá na sede nos próximos dias.

Na semana passada, o vereador Carlos Bolsonaro postou a capa da revista em suas redes sociais e afirmou que tomaria medidas judiciais contra a editora. O filho do presidente defendeu "limite" para a liberdade de expressão e escreveu que "esta mesma imprensa se vitimiza e exige respeito do presidente Jair Bolsonaro". Já a Advocacia-Geral da União cobrou direito de resposta da publicação e pediu que ela seja relançada com uma capa alternativa.

Em nota, a empresa disse considerar que o ato representa "uma tentativa de ameaça à democracia, à liberdade de expressão e à imprensa livre, democrática e independente". A editora afirmou ainda que acionou a polícia e tomou as medidas necessárias para denunciar e identificar os autores do ataque.

 

 

Post a Comment