SETEMBRO VERMELHO Prevenção que salva vidas Dia Mundial do Coração

 

Dia Mundial do Coração, celebrado nesta quarta-feira, alerta para a importância do diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares

Os cuidados constantes com a saúde e a realização de um exame antes de uma corrida salvaram a vida do analista de sistemas aposentado Edivaldo Alves, 72 anos. Praticante de esportes há mais de quatro décadas, ele havia marcado para correr 17 km durante um feriadão com amigos. A ligação de um cardiologista, com os resultados de um exame de cintilografia, mudou os planos do aposentado. Hoje, Edivaldo consegue manter a rotina de treinos e afirma que a cintilografia é responsável por ele estar vivo.

 O aposentado tem histórico de doença cardiovascular na família. O pai e a mãe tiveram infartos fulminantes, sem sintomas prévios. O pai era diabético. A mãe não tinha comorbidades. Por causa do fator de risco, fazia check up anual, com alguns exames repetidos semestralmente. “Nunca senti qualquer sintoma e pratico esportes sete dias por semana, há mais de 40 anos. Corro três vezes por semana, numa média diária de dez a doze quilômetros, além de academia cinco vezes por semana e futebol de campo nos fins de semana”, afirma.

Em um dos check ups de rotina, conversando com o cardiologista, foi solicitada a cintilografia. “O exame de cintilografia salvou minha vida porque, durante o teste de esforço, o médico me colocou no esforço máximo para um atleta de minha idade em boas condições físicas. Nessa fase do exame, não foram apresentadas anormalidades cardíacas, de pressão arterial ou de cansaço físico. Na fase do exame que trata das imagens do sistema cardiovascular, foi detectada a isquemia”, conta.

 

O Setembro Vermelho, mês em que é celebrado o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), tem como objetivo alertar a população sobre as doenças cardiovasculares; as formas de prevenção; a importância da detecção precoce e da adesão ao tratamento. Principal causa de morte no mundo, as doenças cardiovasculares representam cerca de um terço dos óbitos registrados globalmente. Apenas no Brasil, entre 1º de janeiro e 5 de setembro deste ano, cerca de 275 mil pessoas morreram em decorrência desse tipo de doença.

 Aliada no combate às doenças do coração, a medicina nuclear auxilia no diagnóstico de isquemia. A investigação é feita por meio da cintilografia, um exame diagnóstico por imagem, cujo nome deriva do termo “cintilação”, que é o principal fenômeno no processo de formação da imagem, a partir da radiação emitida pelo órgão que está sendo examinado. Por acessar prioritariamente o funcionamento dos órgãos, o exame promove diagnósticos sensíveis e precoces da isquemia do coração.

 

CONTATOS:

 Edivaldo Alves (personagem) – 81 98838.7040

Mitchell Lewis (médico) – 81 98852.9285

Post a Comment