Alepe promove ampla programação no centenário de Paulo Freire

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) preparou uma ampla programação para marcar o centenário do educador Paulo Freire. Patrono da educação brasileira, o pensador brasileiro completaria 100 anos no próximo dia 19 de setembro. Nesta sexta-feira (17), às 16h, será concedida a medalha “Mérito Educacional Educador Paulo Freire”, pelo Conselho Estadual de Educação, no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.

Fazem parte da lista de homenageados o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; a professora da UFPE e coordenadora geral do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, Márcia Ângela Aguiar; o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão; o ex-vereador do Recife, André Régis; e o consultor do Instituto Paulo Freire, Genuíno Bordignon.

A presença do público será limitada, por conta do protocolo de prevenção do coronavírus, mas a solenidade será transmitida pela TV Alepe.

No próximo dia 20, a programação do centenário de Paulo Freire segue com a inauguração do memorial em homenagem ao educador, na biblioteca da Assembleia Legislativa, com a aposição de uma placa alusiva a Freire. A agenda de homenagens foi definida por uma comissão especial, criada na Alepe, para coordenar o Ano Legislativo Paulo Freire.

Coordenadora da comissão especial, a deputada Teresa Leitão (PT) enfatizou que o centenário do educador pernambucano vem sendo celebrado no mundo inteiro e que seus ensinamentos devem ser passados para as mais diversas gerações e no meio político.

“O pensamento de Paulo Freire é um desafio para a política. Ele nos leva à prática da construção coletiva, a termos esperança no mundo e a respeitar a diversidade. É dentro dessa perspectiva que a Alepe se insere”, disse a parlamentar.
Créditos das fotos: Alepe/divulgação


Paralelo às atividades realizadas na Assembleia Legislativa, o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisa está promovendo um colóquio internacional online para debater o pensamento freireano, que será encerrado no domingo (19). A programação inclui 23 mesas de diálogos, lançamentos de livros e apresentação de trabalhos.

Em outubro, a Alepe promoverá o Seminário de Educação do Poder Legislativo, inspirado no pensamento de Paulo Freire, e premiará estudantes que vencerem o concurso de redação intitulado “Paulo Freire e Contexto”, promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Em parceria com a Cepe, a Cátedra Paulo Freire publicará um livro com artigos sobre o pensamento do educador.

Post a Comment