Alepe lança enquete sobre proposta de meia-entrada para doadores de órgãos e transplantados

 Em Pernambuco, pessoas transplantadas ou que doaram órgãos e tecidos podem ter direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. É o que pretende o Projeto de Lei (PL) nº 1937/2021, de iniciativa do deputado Fabrízio Ferraz (PP). A proposta, que atualmente tramita nas comissões parlamentares da Alepe, é alvo de enquete no site da instituição durante o mês de setembro.

O texto original pretendia garantir entrada franca, porém recebeu nova redação na Comissão de Justiça. A versão atual acrescenta o benefício à Lei Estadual nº 16.724/2019, que já previa o pagamento de metade do valor do ingresso para doadores regulares de sangue ou de medula óssea.
A medida inclui desconto em cinemas, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, além de atividades educativas, esportivas, de lazer e de entretenimento de caráter público ou privado. O beneficiário deve comprovar que tem esse direito por meio de um documento oficial emitido pelo órgão governamental competente.

Ao justificar a proposição, Fabrízio Ferraz observou que “o transplante de órgãos e tecidos representa uma verdadeira esperança de vida para os que precisam”. “Sabemos que nossa sociedade está se conscientizando cada vez mais sobre a importância desse ato, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Julgamos de extrema importância que as autoridades políticas e médicas se unam para estimular a população a esse gesto humanitário”, completa o parlamentar.

A enquete oferece três opções de resposta aos internautas. A consulta estará disponível no site da Alepe (www.alepe.pe.gov.br) até o início de outubro.

Post a Comment