Secretaria de Saúde de Timbaúba é exemplo de atendimento qualificado e humanizado

 Equipe do setor de Regulação diminuiu a fila de espera dos pacientes para a realização de Ressonância Magnética Nuclear

A equipe da Secretaria de Saúde do município de Timbaúba se destaca cada vez mais no cenário pernambucano e na Mata Norte, com a realização de boas práticas aplicadas pela gestão. Um modelo criado pela Secretaria de Saúde de Timbaúba reduziu a fila da espera para o exame de imagem Ressonância Magnética. Exemplo que foi publicado na revista da XII Regional de Saúde de Pernambuco.  


Para reduzir a fila de espera, a coordenação da Regulação do município junto com sua equipe articulou com o médico especialista em ortopedia mostrando a grande demanda do município e a estratégia para diminuir a fila, reavaliando as pessoas que tinham a solicitação do exame e a real necessidade de realizá-lo de acordo com o olhar do especialista do município.

Além disso, a equipe ligou para todos os pacientes, em uma primeira triagem para descartar os casos que já tinham realizado o procedimento. Nessa fase, também foi feita a triagem dos pacientes de acordo com tempo de espera na fila e gravidade clínica. “No ambulatório de ortopedia, o médico sinalizava todos os pacientes atendidos com as seguintes condutas: manter ou retirar do sistema CMCE. Logo após a devolutiva dos casos atendidos e reavaliados quanto à condição clínica e necessidade de exame, era feito a limpeza do sistema CMCE com a justificativa do atendimento pelo especialista: paciente cancelado de acordo com a avaliação do ortopedista”.


O município conseguiu reduzir em mais de 32% da fila de espera pelo exame, comparado com 01 de março de 2021. “A iniciativa mostra que o custo-benefício de sistematizar essa rotina no município e que impacta positivamente na condução do cuidado. Vale ressaltar, fazendo com a demora na fila de espera tenha sido suprida apenas com a garantia de um princípio fundamental do SUS: acesso.”.

Além do mais, a Policlínica de Timbaúba.  Dr. João Coutinho conta com as seguintes especialidades e exames: ortopedia, pediatria, ginecologia, pré-natal de alto risco, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, dermatologia, ultrassonografias, radiografia, eletrocardiograma e ecocardiograma o que contribui com mais qualidade e quantidade de atendimento à população.

Post a Comment