Dia de homenagear a advocacia

 

Hoje, 11 de agosto, data da criação do primeiro curso de Direito no País, é celebrado o Dia da Advocacia. A data é um momento de reflexão sobre a importância da profissão e seu papel na sociedade. “É um dia para expressar nosso orgulho em ser advogado e advogada. Em um tempo de muitas mudanças sociais e na legislação, é importante reforçar o papel da nossa classe na construção de uma sociedade mais justa e na defesa dos direitos fundamentais”, destaca o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista. 

Por conta de restrições motivadas pela pandemia da COVID-19, a  OAB-PE fará eventos pontuais, com público reduzido, para homenagear a classe durante todo o mês de agosto. O ponto alto na celebração da data será nesta quarta, às 15h, com a entrega da medalha Joaquim Amazonas aos profissionais que estão completando 50 anos de inscrição na Ordem. Haverá também inaugurações, entrega de medalhas e eventos  para marcar o Mês da Advocacia.

Em meio a tantas reflexões sobre a importância da profissão, a defesa das prerrogativas profissionais é sempre uma preocupação central. Não por mera questão corporativa, e sim porque as prerrogativas não são dos advogados e advogadas, mas dos cidadãos. Ao se impedi-los de exercer plenamente sua função, acessando documentos, locais e pessoas em condições que garantam a inviolabilidade e plenitude da atuação profissional, o maior prejudicado é o cidadão por se criar obstáculos para se chegar à Justiça. Seja em áreas mais tradicionais, seja em novas áreas abertas pela tecnologia, a advocacia vem trabalhando para garantir a preservar direitos fundamentais.

A OAB-PE também vem trabalhando para fortalecer a classe em outras áreas. Ações como programas de apoio e incentivo à jovem advocacia, de facilitação para levantamento dos alvarás, atuação contra fechamento de comarcas e aumento de custas judiciais, a entrega de novos espaços e serviços aos advogados e advogadas, na capital e no interior, são algumas das iniciativas colocadas em prática para fortalecer sua atuação.

EVENTOS
Além da entrega da medalha Joaquim Amazonas, a Ordem entrega, este mês, duas novas sedes de subseções de Caruaru (inaugurada dia 3 de agosto) e Vitória de Santo Antão (a ser inaugurada no final do mês), antigos sonhos da advocacia interiorana que se tornam realidade.

Todas as inaugurações, eventos e medalhas entregues reforçam o compromisso da classe em sempre estar ao lado da sociedade na defesa de um bem básico e fundamental: o direito e a Justiça.

 

Post a Comment