Vacinação contra a gripe para grupos prioritários é prorrogada até 8 de agosto no Recife
Menino é vacinado contra a gripe no Recife — Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

 Imunização seria encerrada na sexta (9). Atualmente, são mais de 510 mil pessoas aptas a serem vacinadas na capital pernambucana.


A vacinação contra a gripe para grupos prioritários no Recife foi prorrogada e será realizada até o dia 8 de agosto. O prazo seria encerrado na sexta-feira (9). A decisão de prorrogar o prazo, anunciada nesta terça (6), foi tomada por causa da baixa cobertura.

De acordo com a Prefeitura do Recife, até agora, 266 mil pessoas receberam o imunizante. O índice representa 52% da meta de 90% de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério de Saúde.

A vacina é oferecida em mais de 150 unidades de saúde municipais e em três postos volantes. Atualmente, são mais de 510 mil pessoas aptas a serem imunizadas na capital pernambucana.

Podem receber o imunizante crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Também estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários.

O Ministério da Saúde recomenda que a vacinação contra a Covid-19 deve ser priorizada. Por isso, o indicado é que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Também é necessário respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e a da gripe.

A vacina contra gripe é oferecida em 150 locais fixos, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio).

No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. O ponto montado no Pátio do Carmo funciona de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

A recomendação é que as pessoas levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).

Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.




fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/07/06/vacinacao-contra-a-gripe-para-grupos-prioritarios-e-prorrogada-ate-8-de-agosto-no-recife.ghtml


Post a Comment