Pernambuco faz parceria com fundação holandesa para elaborar Plano Estadual pela Primeira Infância

Pernambuco faz parceria com fundação holandesa para elaborar Plano Estadual pela Primeira Infância

 

Pernambuco terá um Plano Estadual pela Primeira Infância (0 a 6 anos). A elaboração do projeto foi acertada pelo Governo do Estado com a Fundação Bernard van Leer em reunião e assinatura da parceria, nesta sexta-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

“Iremos trabalhar políticas voltadas à primeira infância em todo o Estado, seja desenvolvendo projetos pedagógicos para as crianças da educação infantil, que são atendidas pelas creches, como também na formatação do plano estratégico para que a gente possa cuidar das nossas crianças nas mais diferentes áreas", afirmou a governadora Raquel Lyra, complemtando.

"Nada melhor do que somar a experiência de quem trabalha há anos com essa temática para ajudar Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra sobre a Fundação Bernard van Leer.

O documento vai nortear os gestores municipais na elaboração de suas políticas voltadas para as crianças de 0 a 6 anos, como explicou Cláudia Vidigal, representante no Brasil da organização holandesa. "Na área da educação, por exemplo, vamos costurar com o nosso apoio técnico a construção dos currículos, o processo formativo e o material didático que será utilizado nas creches", detalhou.

A ideia é que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas - SDSCJPVD dê apoio à fundação na elaboração do plano. “É um plano intersetorial e que nós, da SDSCJPVD, teremos a responsabilidade de coordenar”, ressaltou a secretária Carolina Cabral.

Já a Educação e Esportes "receberá suporte da organização na revisão do currículo de educação infantil do Estado, no desenvolvimento de materiais pedagógicos e no processo formativo para os profissionais da educação infantil, com o objetivo de qualificar a política de educação para essa faixa etária.", diz o governo do Estado.

Segundo o Governo de Pernambuco, o plano "orientará decisões, investimentos e ações de proteção e promoção dos direitos das crianças, desde o nascimento até os 6 anos de idade".

As áreas prioritárias para as políticas públicas voltadas à primeira infância abrangem saúde, alimentação e nutrição, educação infantil, convivência comunitária, assistência social à família da criança, cultura, o brincar e o lazer, o espaço e o meio ambiente, bem como a proteção contra toda forma de violência, a prevenção de acidentes e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce ao trabalho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem