ITABAIANA, INGÁ E PEDRAS DE FOGO TERÃO TRÂNSITO MUNICIPALIZADO

ITABAIANA, INGÁ E PEDRAS DE FOGO TERÃO TRÂNSITO MUNICIPALIZADO

Em reunião ontem (31.10.18) na sede do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), localizado no prédio do DETRAN/PB, sob a presidência do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Claudio Lima, além das presenças do superintendente do DETRAN, Agamenon Vieira, do coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira e demais integrantes do órgão. Ficou definido que mais 38 cidades da Paraíba vão ter o trânsito municipalizado, elevando assim para 58 o número de municípios com tal serviço implantado. A decisão beneficia municípios que tem a partir de 15 mil habitantes.

Segundo o Cetran / PB, dos 223 municípios do Estado, apenas 20 estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). São eles: Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Conde, Esperança, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Pitimbu, Queimadas, Remígio, Rio Tinto, Santa Rita, São Bento, Sapé, Soledade e Sousa.

No próximo dia 12 de novembro, será realizada uma nova reunião que contará com a presença do representante do Tribunal de Contas e de todos os 38 municípios envolvidos, para dar continuidade ao processo de municipalização. Zeca de Sousa, que é diretor de Engenharia do DETRAN, disse que “municipalizar significa assumir integralmente a gestão das questões locais naquilo que o Código de Trânsito Brasileiro determina como responsabilidade dos municípios, isto é, a engenharia, fiscalização, a operação e a educação”. Finalizou.

As vantagens da integração do município ao SNT são: aumento da receita municipal, redução dos custos hospitalares com a diminuição do número de acidentes, melhoria na qualidade de vida do município, participação de programas de educação e segurança, e geração de emprego, renda e oportunidades.

Além de Itabaiana, Ingá e Pedras de Fogo, também terão o trânsito municipalizado as cidades de: Mamanguape, Pombal, Catolé do Rocha, Alagoa Grande, Lagoa Seca, Solânea, Princesa Isabel, Areia, Mari, Caaporã, Bananeiras, Alagoa Nova, Cuité, Araruna, São José de Piranhas, Alhandra, Aroeiras, Conceição, Picuí, Itapororoca, Pocinhos, Juazeirinho, São José do Rio do Peixe, Boqueirão, Belém, Cruz do Espírito Santo, Cacimba de Dentro, Araçagi, Sumé, Piancó, Coremas Santa Luzia, Uiraúna, Barra de Santa Rosa, Taperoá e Teixeira.

Carlão Mélo com Jornal da Paraíba.

Fonte Carlão Mélo

 

Compartilhe: